Reunião de Vizinhos das Avenidas Novas – 1ª – Fev 2018 (Fechado)

No dia 1 de Fevereiro concretizou-se mais uma iniciativa de aprofundamento do Movimento Vizinhos das Avenidas Novas. Tal como aqui anunciei, iriamos iniciar reuniões periódicas de Vizinhos, cuja tema principal é a nossa freguesia e o que fazer para identificar e ajudar a resolver os seus problemas.

A primeira reunião de Vizinhos das Avenidas Novas decorreu nas instalações do Centro de Dia de São Sebastião da Pedreira, cujas instalações nos foram cedidas amávelmente para est encontro. Como disse serão uns encontros com um numero reduzido de vizinhos para que todos tenhamos oportunidade de falar de forma calma, positiva e em partilha de problemas, ideias, soluções.

Este primeiro encontro contou com a presença de 10 vizinhos, incluindo os Coordenadores dos Vizinhos, e tivémos uma representação equilibrada e distribuida, desde o Bairro do Alto do Parque, Bairro Azul, Bairro Santos ao Rego e zona central da freguesia, o que permitiu identificar diferentes perspectivas e problemas consoante a zona.

Entre os problemas mais referidos encontramos a questão da Higiene Urbana (com a menção da melhoria significativa que se nota em variadas zonas da freguesia), segurança (assaltos a casas principalmente e o problema da prostituição no Alto do Parque) com a consequente necessidade do regresso da esquadra da freguesia e reforço do policiamento, a manutenção do Parque Eduardo VII principalmente a nivel da manutenção da iluminação e equipamentos, da proliferação de comunidades nómadas (romenos) em alguma zonas, pedindo ou arrumando carros, do isolamento do Bairro Santos e da ilha que é no meio da freguesia, do estacionamento na zona central e como é dificial quando existem eventos (seja no Alto do Parque ou zona central).

Como vantagens da nossa página foram destacados como aspectos positivos o dinamismo, a partilha de informação, a identificação e resolução de alguns temas, o mostrar o antes e o depois, a independência. Aspectos negativos, talvez apenas a existência de algumas picardias desnecessárias.

Muito positivo a disponibilidade de maior colaboração e na defesa/execução de algumas causas! Foi também o regresso a um tempo em que os Vizinhos se conhecem, se estabelecem ligações e interesses comuns e não são apenas mais caras anónimas na rua!

Foi assim, o primeiro encontro. Outros se seguirão, seguindo o esquema de grupos pequenos mas participativos, talvez mais orientados a um problema/área e discussão concreta de soluções, com uma periodicidade de dois em dois meses.

A todos os que participaram, o nosso agradecimento especial e que seja um incentivo para outros participarem. Deste encontro sairá pelo menos uma ação concreta que esperamos concretizar em breve e que aqui anunciaremos.

Rui Barbosa

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: