Pedido de classificação de Bens Imóveis – Edifício da Avenida da República, 71-73, Lisboa (Em curso)

12.01.2017 – Enviado para a Direcção Geral do Património Cultural, o pedido de classificação do edificio sito na Av. da Republica, 71-73. Não posso deixar de agradecer o inexcedível trabalho do Paulo Ferrero!!!

Exma. Senhora 
Directora-Geral do Património Cultural, Arq. Paula Silva

O edifício da Avenida da República, nº 71-73, em Lisboa, com projeto de 1933, do Arq. Manuel Norte Júnior, é um edifício notável de um autor cuja obra importa continuar a valorizar e salvaguardar, em uma avenida e zona de Lisboa que têm sido alvo nas últimas décadas dos mais ferozes atos de destruição de edificado a que a cidade tem assistido, perante a indesculpável indiferença de quem de direito, e conduzindo à inevitável descaracterização da cidade.

Importa, por isso, tentar salvar o que ainda existe e, nesse propósito, é também causa fundadora do grupo Vizinhos das Avenidas Novas (https://www.facebook.com/groups/vizinhos.das.avenidas.novas/), o reunir sinergias e vontades, e desenvolver ações concretas em prol da preservação do património arquitetónico da Freguesia das Avenidas Novas (já o fizemos com a submissão do Pedido de Classificação do Edifício do Restaurante Gondola, cuja resposta aguardamos).

É, pois, com grande prazer e expectativa que junto temos o prazer de submeter à sua consideração o presente requerimento de pedido de classificação do edifício da Avenida da República, nº 71-73, anexando a informação possível, e colocando-nos à disposição dessa Direção para o que for tido por conveniente.

Com os melhores cumprimentos,
Vizinhos das Avenidas Novas

 

Rui Barbosa

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: