Reunião com Directora Geral do Património Cultural (Fechado)

06.11.2017 – Participação conjunta com o Forum Cidadania Lx na reunião com a Directora Geral do Património Cultural, com o objectivo de mostrarmos a nossa preocupação sobre o autentico massacre que tem sido feito ao património edificado nas Avenidas Novas, culminando no caricato e triste caso da fachada da João Crisóstomo, 44, e em que procurámos alertar para as seguintes situações:

– Edificio do Gondola: processo de avaliação de classificação decorre nesta Direcção e por nós submetido;
– Palácio Mendonça: grande preocupação com as obras que a Fundação Aga Khan pretende efectuar no mesmo. Segundo foi referido, a DGPC está a acompanhar todo o processo (e nós iremos fazê-lo também, e como a Comissão de Moradores do Bairro Azul está a fazer também). O processo de avaliação de todo o património arbóreo e de jardim foi feito pelo Instituto de Agronomia, e já entregue. Não tivemos acesso, mas prevê apenas a substituição de alguns exemplares em má condição fito-sanitária. O parque de estacionamento subterrâneo, é o que nos coloca mais reservas, pelo impacto e pela impermeabilização dos solos. E algumas alterações, mínimas assegurou a DGPC, que irão ser introduzidas no edificio, nomeadamente para adaptação às tradições de culto religioso.
– Moradia do Clube dos Empresários e a que está imediatamente atrás: ainda não decorre a apreciação de nenhum pedido de alteração, mas manifestámos a nossa preocupação sobre o que pode vir a acontecer.
Iremos enviar à DGPC uma lista de todos aqueles edificios que mereçem um olhar atento e preservação, e contaremos convosco para essa inventariação.
Finalmente, a Directora-Geral exortou os movimentos civicos e de moradores a ajudarem a DGPC na preservação e alerta sobre o património, e a fazerem o que estiver ao seu alcance, nomeadamente através dos pedidos de análise de classificação de património.
Assim faremos, pode ter a certeza, Sra Directora-Geral, agradecendo a sua disponibilidade, e ao Forum Cidadania Lx pelo espaço que nos deu na reunião que acompanhámos.

http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/

Rui Barbosa

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: